Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Crase-crase


Dica:
 Quem vai à = crase no a;
ex.: Maria vai à Bahia. -> Maria volta da Bahia.

 Quem vai de = crase para que.
ex.: Pedro vai a Brasília. -> Pedro volta de Brasília.



*Nos adjuntos adverbiais de modo, lugar e tempo femininos, ocorre crase. à tarde, à noite, às pressas, às escondidas, às escuras, às tontas.

Existirá o acento grave quando o que foi dito anteriormente exigir a preposição “a”. Veja:

Refiro-me a alguém.
Refiro-me a aquela mulher.
Refiro-me àquela mulher.

Como saber se devo empregar a crase? 

Uma dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.

Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto.

Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.



É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas:
 Exemplos: Sairei às duas horas da tarde.

ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja:
  À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
  Quero uma pizza à moda italiana.



A crase não ocorre



  • Antes de palavras masculinas;
  • antes de verbos,
  • de pronomes pessoais,
  • de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino,
  • da palavra casa quando tem significado do próprio lar,
  • da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia). 



Crase Facultativa:



- diante de nomes próprios femininos:

Ex.: Entreguei o cartão a Paula.



- diante de pronome possessivo feminino:

Ex.: Cedi o lugar a minha avó



- depois da preposição até:

Ex.:
Fui até a praia. ou Fui até à praia

DICA:


Diante de pronome, crase passa fome. (regra) Exceções: Aquele, aquela, aquilo ou possessivos femininos que por sua vez são facultativos;
Diante de Masculino, crase é pepino;
Diante de ação, crase é marcação;
Palavras repetidas, crases proibidas;
Diante de numeral, crase faz mal;
Quando houver hora, crase sem demora;
Palavra determinada, crase liberada;
Vou a, volto da= crase há/ Vou a, volto de= crase para quê?
"A" no singular, palavra no plural: crase nem a pau!
Palavra indefinida, crase tá fo.....!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário