Pesquisar este blog

sábado, 13 de julho de 2013

6 níveis do computadores atuais

Segundo Tanenbaum, os computadores atuais são máquinas multinível. Ele definiu 6 níveis, quais são:

  • Nível de lógica digital (nível 0): Neste nível encontra-se a descrição da máquina como uma malha de portas lógicas interconectadas.
  • Nível de Microprogramação (nível 1): Neste nível encontram-se dispositivos e recursos, tais como, ULAs, registradores, decodificadores, multiplexadores, vias de dados, etc. Pode-se dizer também que o nível de microprogramação oferece uma visão detalhada do processador/microprocessador (microarquitetura ou caminho de dados).
  • Nível de máquina convencional (nível 2): Neste nível existe o que normalmente conhecemos como linguagem de máquina. O nível de máquina convencional oferece uma visão da macroarquitetura da máquina (interação do processador/microprocessador com barramentos externos, unidades de memória, dispositivos de I/O, etc).
  • Nível de sistema operacional (nível 3): Este nível é a fronteira entre o hardware e o software. O sistema operacional, normalmente, assume as funções de gerenciar os recursos de hardware e oferecer uma interface simplificada.
  • Nível de linguagem de montagem (nível 4)
  • Nível de linguagem de programação (nível 5): Não há um nome de aceitação geral para este nível, pode ser chamado, como o faz Tanenbaum, de "nível de linguagem orientada para problemas", ou qualquer outro nome que indique que este é um nível de linguagem voltada para o usuário final.
Uma diferença básica entre os níveis 1, 2 e 3, de um lado, e os níveis 4 e 5, de outro, é que, estes últimos, são normalmente suportados por tradução, enquanto que os demais são normalmente suportados por interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário