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terça-feira, 2 de abril de 2013

TI - O Modelo OSI


Sete camadas OSI:


O que Cada camada Trata:
1 - Camada Física:
  •  O sinal que vem do meio (Cabos UTP por exemplo),chega à camada física em formato de sinais elétricos e se transforma em bits (0 e 1)
  • A camada física trata coisas tipo distância máxima dos cabos (por exemplo no caso do UTP onde são 90m)
  • Dispositivos que atuam na camada física são os Hubs, tranceivers, cabos,etc. Sua PDU são os BITS.    
2 - Camada de Enlace:
  • Camada de enlace já entende um endereço, o endereço físico MAC Address .
  • A camada e enlace trata as topologias de rede, dispositivos como Switche, placa de rede, interfaces, etc.
  • Subnível superior - controle lógico do enlace (LLC - Logical Link Control) - O protocolo LLC pode ser usado sobre todos os protocolos IEEE do subnível MAC, como por exemplo, o IEEE 802.3 (Ethernet), IEEE 802.4 (Token Bus) e IEEE 802.5 (Token Ring). Ele oculta as diferenças entre os protocolos do subnível MAC. Usa-se o LLC quando é necessário controle de fluxo ou comunicação confiável;
  • Subnível inferior – controle de acesso ao meio (MAC - Medium Access Control) possui alguns protocolos importantes, como o IEEE 802.3 (Ethernet), IEEE 802.4 (Token Bus) e IEEE 802.5 (Token Ring). O protocolo de nível superior pode usar ou não o subnível LLC, dependendo da confiabilidade esperada para esse nível.


3 - Camada de Rede:

  • A camada 3 é responsável pelo tráfego no processo de internetworking.
  • Engloba dispositivos como Roteadores.
  • Entende o endereço físico (MAC ADDRESS), que o converte para endereço lógico (o endereço IP, exemplo 192.168.1.2).
  • Protocolos de endereçamento lógico são o IP e o IPX.

4 - Camada de transporte:

  • A camada de transporte é responsável pela qualidade na entrega/recebimento dos dados.
  • Um serviço bastante interessante que atua de forma interativa nessa camada é o Q.O.S ou Quality of Service (Qualidade de Serviço).
As funções implementadas pela camada de transporte dependem da qualidade de serviço desejada. Foram especificadas, então, cinco classes de protocolos orientados à conexão:

  • Classe 0: simples, sem nenhum mecanismo de detecção e recuperação de erros;
  • Classe 1: recuperação de erros básicos sinalizados pela rede;
  • Classe 2: permite que várias conexões de transporte sejam multiplexadas sobre uma única conexão de rede e implementa mecanismos de controle de fluxo;
  • Classe 3: recuperação de erros sinalizados pela rede e multiplexação de várias conexões de transporte sobre uma conexão de rede;
  • Classe 4: detecção e recuperação de erros e multiplexação de conexões de transporte sobre uma única conexão de rede.
5 - Camada de sessão:

A função da camada de sessão é administrar e sincronizar diálogos entre dois processos de aplicação. Este nível oferece dois tipos principais de diálogo: half duplex e full duplex.
  • A camada 5 é responsável por iniciar, gerenciar e terminar a conexão entre hosts.




6 - Camada de Apresentação:

A função da camada de apresentação é assegurar que a informação seja transmitida de tal forma que possa ser entendida e usada pelo receptor.
  • A função da camada de apresentação é assegurar que a informação seja transmitida de tal forma que possa ser entendida e usada pelo receptor.
  • Camada onde reside a criptografia.
  • Aplicação pode gerar uma mensagem em ASCII.
  • A camada de apresentação também é responsável por outros aspectos da representação dos dados, como criptografia e compressão de dados.
7 - Camada de Aplicação

  • A camada de aplicação é o nível que possui o maior número de protocolos existentes.
  • Funções especializadas (transferência de arquivos, terminal virtual, e-mail)

Protocolos:


Camada física-> Bit

Camada de enlace-> Quadro ou Frames

Camada de rede-> Pacote

Camada de transporte-> Segmento


Multiplexação (divisão do canal)


TDM e FDM


Uma forma simples para a comunicação ser efetiva (sem colisões), seria dividir o tempo de comunicação e entregar para cada um dos nós. Imagine uma rede com 10 computadores e um tempo de 20 segundos para comunicação, por rodada. Assim, pode-se dividir o número de tempo pelo número de computadores e entregar esse tempo para cada um dos computadores. Então ter-se-ia 20 (tempo)/ 10 (computadores), que é igual a 2 segundos por computador, em cada rodada.


Esse tipo de divisão é feita pelo TDM (multiplexação por divisão de tempo). Essa multiplexação divide o tempo em quadros temporais, dentro desses quadros existem N compartimentos, onde N é igual ao número de computadores. Para uma dada TDM taxa de transmissão em bits são alocados slots (intervalos) no tempo para cada canal de comunicação.


No FDM (multiplexação por divisão de freqüência), uma divisão semelhante é feita, porém, em vez de espaços iguais de tempo, tem-se faixas iguais de freqüência. Essas são técnicas eficientes, levando em consideração que todos os nós transmitem informações freqüentemente. Porém, se em dado momento apenas um nó transmitir informações, este somente o poderá fazer através de sua "faixa", mesmo que ninguém mais transmita absolutamente nada. Dessa forma o canal broadcast fica ocioso em grandes períodos de tempo.

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