Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Síndeto

Síndeto



Significados de Síndeto :


Situação onde duas ou mais orações (que compõem um período) e que são sintaticamente independetes se unem por meio de uma conjunção. As orações deste período são chamadas de sindéticas. As orações sindéticas podem ser aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.
Origem da palavra sídeto (grega): syndeto, que significa laço, união e junção.

Oração sindética aditiva: Eu fui ao mercado e à padaria.
Oração sindética adversativa: Torço para o Passo Fundo mas fui assistir ao jogo do Grêmio.
Oração sidética alternativa: Eu posso comprar um carro ou uma moto.
Oração sindética conclusiva: Estava sem dinheiro, logo não comprei nada.
Oração sindética explicativa: Fui de ônibus porque perdi a chave do meu carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário