Pesquisar este blog

sábado, 22 de junho de 2013

IPv6

IPv6 é a versão mais atual do Protocolo de Internet. Originalmente oficializada em 6 de junho de 2012, é fruto do esforço do IETF para criar a "nova geração do IP" (IPng: Internet Protocol next generation), cujas linhas mestras foram descritas por Scott Bradner e Allison Marken, em 1994, na RFC 1752.1 Sua principal especificação encontra-se na RFC 2460.2


Novidades nas especificações do IPv6

-Espaço de Endereçamento. Os endereços IPv6 têm um tamanho de 128 bits.
-Autoconfiguração de endereço. Suporte para atribuição automática de endereços numa rede IPv6, podendo ser omitido o -servidor de DHCP a que estamos habituados no IPv4.
-Endereçamento hierárquico. Simplifica as tabelas de encaminhamento dos roteadores da rede, diminuindo assim a carga de processamento dos mesmos.
-Formato do cabeçalho. Totalmente remodelados em relação ao IPv4.
-Cabeçalhos de extensão. Opção para guardar informação adicional.
-Suporte a qualidade diferenciada. Aplicações de áudio e vídeo passam a estabelecer conexões apropriadas tendo em -conta as suas exigências em termos de qualidade de serviço (QoS).
-Capacidade de extensão. Permite adicionar novas especificações de forma simples.
-Encriptação. Diversas extensões no IPv6 permitem, à partida, o suporte para opções de segurança como autenticação, integridade e confidencialidade dos dados.


Formato do cabeçalho base do datagrama IPv6:

-Tem menos informação que o cabeçalho do IPv4. Por exemplo, o checksum será removido do cabeçalho, que nesta versão -considera-se que o controle de erros das camadas inferiores é confiável.
-O campo Traffic Class é usado para assinalar a classe de serviço a que o pacote pertence, permitindo assim dar diferentes tratamentos a pacotes provenientes de aplicações com exigências distintas. Este campo serve de base para o funcionamento do mecanismo de qualidade de serviço (QoS) na rede.
-O campo Flow Label é usado com novas aplicações que necessitem de bom desempenho. Permite associar datagramas que fazem parte da comunicação entre duas aplicações. Usados para enviar datagramas ao longo de um caminho pré-definido.
O campo Payload Length representa, como o nome indica, o volume de dados em bytes que pacote transporta.
-O campo Next Header aponta para o primeiro header de extensão. Usado para especificar o tipo de informação que está a seguir ao cabeçalho corrente.
-O campo Hop Limit tem o número de hops transmitidos antes de descartar o datagrama, ou seja, este campo indica o número máximo de saltos (passagem por encaminhadores) que o datagrama pode dar, antes de ser descartado, semelhante ao TTL do IPv4.

Referencia: http://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6 | http://ipv6.br/curso/ | http://www.infowester.com/ipv6.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário