Mapas Conceituais, Organogramas, Mapas Mentais?
São os recursos que estou utilizando.
Primeiramente tento a técnica SQ3R. Ou seja, dou uma "sobrevoada"
sobre a legislação verificando como o texto está organizado.
Depois, dou uma lida rápida, descompromissada da mesma legislação.
Após esta leitura descompromissada, me pergunto: Qual a intenção
do texto? O que vou aprender com ele?
Passo para a sengunda leitura. Só que desta vez uma leitura mais
atenciosa, prestando atenção nos detalhes e marcando partes essenciais
, palavras-chave.
Terceira leitura (Ufa!), pelo pelas partes! Vou estruturando título por
título, artigo por artigo, ... De posse das palavras-chave, vou montando
os mapas conceituais. Só passo para o próximo título ou artigo depois
de ter eleborado o mapa do atual.
É trabalhoso? É. Mas é melhor do que ficar lendo mecanicamente.
Não sei se este é o melhor método, mas acho que tenho rendido bem
assim.
Abs.
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sse sistema SQ3R está no livro do William Douglas. São 5 Fases:
S e Q = serve para abrir o cérebro
3R = corresponde a forma diferente de ler – para fixar
S = Survey = Procura
Q = Questions = Perguntas
1º R = Read = Leitura
2º R = Read = Leitura
3º R = Review = Revisão
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Pegue a lei atualizada e comece a lê-la.
- Grife os prazos, os requisitos, as proporções etc.,
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