Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PREPOSIÇÃO

Liga duas palavras na oração.

Casa de Maria.
Musica de Roberto Carlos.
Saí com meus pais.

Principais preposições:

de - com - até - contra - entre - sem - para - perante - por - em - desde - sob - sobre - trás - ante - a...

Principais Relações estabelecidas pelas Preposições
  • Autoria - Esta música é de Roberto Carlos.
  • Lugar - Estou em casa.
  • Tempo - Eu viajei durante as férias.
  • Modo ou conformidade - Vamos escolher por sorteio.
  • Causa - Estou tremendo de frio
  • Assunto - Não gosto de falar sobre política.
  • Fim ou finalidade - Eu vim para ficar
  • Instrumento - Paulo feriu- se com a faca.
  • Companhia - Hoje vou sair com meus amigos.
  • Meio - Voltarei a andar a cavalo.
  • Matéria - Devolva-me meu anel de prata.
  • Posse - Este é o carro de João.
  • Oposição - O Flamengo jogou contra Fluminense.
  • Conteúdo - Tomei um copo de (com) vinho.
  • Preço - Vendemos o filhote de nosso cachorro a (por) R$ 300, 00.
  • Origem - Você descende de família humilde.
  • Especialidade - João formou-se em Medicina.
  • Destino ou direção - Olhe para frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário